

Falta menos de uma semana para o início da 82ª Romaria Estadual da Medianeira, que promete reunir milhares de fiéis em Santa Maria entre os dias 7 e 9 de novembro. Enquanto a data não chega, a pré-romaria segue com as trezenas penitencial e móvel. E outras duas atividades da programação começam neste sábado (1°): a tradicional Feira do Doce, que estará aberta das 9h às 20h até o dia 8 de novembro, e a exposição “Vida e obra do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon”, que estará aberta ao público das 9h às 18h, na capela São José (Cripta).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Organização
A exposição sobre o Venerável Diácono João Luiz Pozzobon (1904-1985) contará com objetos pessoais e registros do religioso, que foi declarado pelo Papa Leão 14 como venerável em junho deste ano. Segundo o reitor da Basílica da Medianeira, padre Cristiano Quatrin, a ideia de homenagear o pai de família, membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt e iniciador da Campanha da Mãe Peregrina surgiu a partir de um decreto do Papa Francisco (1936-2025), em 2024, no qual foi instituído 9 de novembro como dia de oração pelos santos, beatos, veneráveis e servos de Deus.
– Como temos aqui o Venerável Diácono João Luiz Pozzobon, pensamos: “vamos fazer uma exposição sobre a vida dele”. Esperamos que as pessoas venham e conheçam um pouco mais dessa história. Também queremos que essa exposição leve o público até o museu, onde há todo o histórico de caminhada do Diácono – afirmou Quatrin.
Um dos organizadores é o vice-postulador da causa de beatificação do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon, padre Vitor Hugo Possetti. Ao Diário, ele falou sobre a importância da exposição:
– Eu acho que é uma oportunidade muito boa para divulgar mais sobre a pessoa do João Pozzobon, especialmente para as pessoas que são devotas da Medianeira de Todas as Graças, a Rainha do Povo Gaúcho. João Luiz Pozzobon foi um homem gaúcho, filho dessa Arquidiocese e que participou de muitas Romarias da Medianeira. Ele entendia que por trás de todos os títulos de Nossa Senhora, ela é Medianeira de Todas as Graças. Por isso, quando ele participava da Romaria, saia ainda mais motivado e inspirado a seguir com a missão, levando a Mãe Peregrina nas escolas, presídios, hospitais e tantos outros lugares – conta.

Cerca de 20 itens dos acervos da Casa Museu João Luiz Pozzobon e da Sala Memorial da Reitoria Nossa Senhora das Graças, ambos no Bairro Km3, devem fazer parte da exposição. Para a secretária e guardiã da Casa Museu, Elaine da Silva, 69 anos, a missão de escolher as peças não é tão fácil:
– Não conseguimos saber qual é o objeto mais importante, porque cada um tem e teve uma importância muito especial para ele. É difícil escolher. Eu sempre falo que cada cômodo da casa tem uma história dele sobre o trabalho, a família e as pessoas que o visitavam. Será uma alegria imensa conseguir partilhar todo esse conhecimento e legado com as outras pessoas.

Segundo Possetti, embora tudo seja importante, alguns itens são imprescindíveis para falar sobre o Venerável.
– Vamos levar o par de sapato que o João Luiz Pozzobon usava na última etapa da vida e com o qual caminhou tantos quilômetros; o terço que ele usava para rezar nos lugares que visitava; a bolsa no qual levava, muitas vezes, o corpo de Cristo para os enfermos e o quadro da Mãe Peregrina, porque ele levava uma imagem da Nossa Senhora com cerca de 11 quilos nos ombros. Foi com ela que ele caminhou mais de 140 mil quilômetros. Então, a expectativa é que as pessoas possam se aproximar mais da pessoa do João Luiz Pozzobon ao se encontrar com essas peças, que são de um valor muito profundo, e que seja um encontro transformador, que inspire e motive a querer ser mais de Deus e a querer viver uma vida mais comprometida por amor a Deus e ao próximo –conclui o padre.

Processo de beatificação
O Diácono João Luiz Pozzobon foi declarado venerável pelo Papa Leão 14 no dia 20 de junho deste ano. Desde então, Possetti, Elaine, fiéis e devotos esperam ansiosos pelas próximas etapas do processo, que pode torná-lo beato.
– O que se aguarda agora é a comprovação de um possível milagre para que, então, ele possa ser beatificado. Dos muitos possíveis milagres que a gente recebe de relatos, um deles está sendo estudado em Roma. Já está sendo preparada toda a documentação em Roma para passar pelos peritos médicos e teólogos de lá – conclui o padre.
Participe!
Exposição “Vida e obra do Venerável Diácono João Luiz Pozzobon”
- Até 10/11, das 9h às 18h
- Onde – Capela São José, na Basílica da Medianeira (Avenida Nossa Sra. Medianeira, 631)
Conheça também

Casa Museu João Luiz Pozzobon
- Horário de funcionamento – De segunda-feira a sábado, das 8h30min ao meio dia, e das 14h às 17h40min. Durante os dias de romaria, o espaço estará aberto todos os dias
- Onde – Avenida Osvaldo Cruz, 697, Bairro Km3
- Contatos – Telefones (55) 3347-3003, (55) 9 9172-1611 ou e-mail [email protected]
- Instagram – @joaoluizpozzobon